Como ser um dentista de sucesso: 5 passos para começar
Neste artigo você vai ver:
Quando o profissional avalia como ser um dentista de sucesso, normalmente passa pela cabeça questões a respeito da qualificação profissional, especializações que possa fazer, formas de fazer com que seu nome esteja vinculado a uma área específica de atendimento.
São questões importantes para pensar em como ser um profissional de sucesso, mas ainda é preciso ir além: e se você olhar pelo lado de como ser um empreendedor de sucesso? Venha conosco e vamos te mostrar toda uma realidade que talvez tenha passado despercebida: a de que um dentista empreendedor é aquele que mais tem chances de decolar na carreira.
Neste artigo você vai ver:
Como ser um dentista de sucesso
Para ser um dentista de sucesso o profissional deve encarar sua carreira com visão empreendedora: manter uma empresa funcional, com gestão bem feita, buscando investimentos em marketing, organização financeira e sempre apostando no aprimoramento profissional para manter a fidelidade dos pacientes.
Confira nosso passo a passo sobre a construção da carreira da Odontologia e fique por dentro de tudo o que você pode fazer para alavancar seu negócio:
1.Invista na formalização
Existem diferentes tipos de CNPJ que podem ser abertos – o que garante a emissão de nota fiscal de dentista e a atuação dentro de um regime fiscal equilibrado. A pergunta que sempre aparece é: dentista pode ser MEI? Não, não pode, mas pode ter empresa pelo Simples Nacional, o que garante benefícios similares ao que o MEI recebe, especialmente a tributação como Pessoa Jurídica.
Confira mais sobre esse assunto no nosso E-book Impostos para profissionais de saúde.
2.Conheça seu mercado e prepare-se
A diferença do pensamento empreendedor é justamente colocar-se em uma posição de buscar mercado e entender o comportamento de quem está procurando pelos seus serviços.
Na cultura do profissional liberal, o posicionamento é de esperar pelos pacientes que estão buscando serviços. Já no modelo Pessoa Jurídica, o profissional compreende que é sua responsabilidade também conhecer o mercado onde está inserido e preparar-se para ele.
Questões como o que os pacientes mais precisam na sua região de atuação, quais as características que mais valorizam ou que valores são praticados na concorrência devem ser analisadas.
3.Otimize seus ganhos
Mais do que ficar se questionando quanto ganha um dentista, o empreendedor dentista pensa em quanto almeja ganhar e como fazer para alcançar essa meta. É um processo completo, que passa pela abertura da empresa para que os valores sejam tributados como CNPJ, chegando ainda na questão de como fazer com que seus serviços sejam mais conhecidos e procurados.
Além disso, a busca por novas formas de faturamento, como contratos com empresas ou mesmo atendimento por planos de saúde e convênios são ampliações importantes nos rendimentos.
4.Conheça as ferramentas de marketing
E para que mais gente possa alcançar seus serviços, é importante pensar em como fazer com que seu nome seja conhecido no segmento para o qual você presta serviços, bem como facilitar a chegada de quem está procurando por você.
Não se pode descartar a utilização das ferramentas de Marketing Digital: além do agendamento por ferramentas como WhatsApp, o dentista deve considerar manter página nas redes sociais que informem corretamente os serviços prestados, permitindo que o paciente tenha acesso aos dados mesmo antes da consulta.
É possível ainda pensar em como fazer com que seu nome apareça nos principais buscadores e também fomentar a clientela aplicando algum recurso em campanhas – que podem contar com profissionais de apoio.
5.Amplie seus negócios
Outro ponto essencial na gestão da sua carreira é manter a perspectiva de onde e como você quer trabalhar – pensando ainda no quanto de tempo quer dedicar ao consultório.
Muitos profissionais optam por uma carreira de dois pólos, com parte da agenda para atendimento na clínica mesmo e outra parte investida em atividades diferentes, seja na atuação junto a empresas, ministrando cursos para outros profissionais ou mesmo atuando na parte de estética – para a qual os profissionais formados em Odontologia também estão qualificados. A avaliação da diversificação de atuação sempre é interessante quando se está buscando crescimento.
Além desses passos que compartilhamos com você a respeito da sua carreira profissional, também temos uma dica muito valiosa: é imprescindível manter parcerias que sejam produtivas para você!
A Contabilizei é uma dessas parcerias, com especialistas que têm contato diariamente com a realidade dos profissionais liberais que estão migrando para o modelo de atendimento como Pessoa Jurídica, nosso escritório contábil pode te dar todo o suporte na sua transição.
Como conseguir clientes para dentista?
Para que mais pessoas possam alcançar seus serviços, é importante pensar em como fazer com que seu nome seja conhecido no segmento para o qual você presta serviços, bem como facilitar a chegada de quem está procurando por você.
Não se pode descartar a utilização das ferramentas de Marketing Digital: além do agendamento por ferramentas como WhatsApp, o dentista deve considerar manter página nas redes sociais que informem corretamente os serviços prestados, permitindo que o paciente tenha acesso aos dados mesmo antes da consulta.
Quanto ganha um dentista de sucesso?
O empreendedor dentista deve pensar em quanto almeja ganhar e como fazer para alcançar essa meta. É um processo completo, que passa pela abertura da empresa para que os valores sejam tributados como CNPJ, chegando ainda na questão de como fazer com que seus serviços sejam mais conhecidos e procurados.
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Escrito por:
Guilherme Soares
Guilherme Soares é vice-presidente de Aquisição e Receita da Contabilizei, onde atua desde 2018. O executivo lidera as verticais de negócios de Aquisição de Novos Clientes e de Gestão dos Clientes, sendo responsável por growth marketing, comercial, novos negócios, produtos e gestão da unidade de negócios, áreas que são essenciais para garantir a atração, a conversão e a fidelização de clientes. Como um dos responsáveis pelo crescimento acelerado da companhia, reúne as ferramentas e as habilidades necessárias para implantar teses de crescimento e gerir a qualidade dos serviços prestados, visando conquistar diferentes patamares e sustentar a liderança de mercado em um ambiente competitivo. Engenheiro formado pela USP, concluiu mestrado em Gestão e Administração de Negócios pela London Business School e participa constantemente de programas de treinamento relacionados à gestão e ao crescimento de negócios, como o programa Empreendedorismo e Competitividade na América Latina pela Columbia Business School e o Innovation & Growth da universidade de Stanford. No passado, exerceu a função de consultor estratégico de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo.